Estimado/a,

Leça da Palmeira é uma terra de identidade forte, moldada pelo mar, pelo trabalho, pela cultura e pela riqueza das suas tradições. É, também, uma comunidade de futuro, de inovação e de ambição coletiva, que sabe de onde vem e que, por isso mesmo, sabe para onde quer ir.
Tenho dedicado a minha vida ao compromisso e serviço à comunidade, tanto no âmbito paroquial como no movimento associativo cultural, social e desportivo. Estas experiências permitiram-me valorizar a nossa identidade coletiva, promovendo a cultura e a solidariedade como pilares de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A desagregação da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira encerra um ciclo de transformação. Agora, abre-se um novo capítulo que exige visão, coragem e ambição renovada. Candidato-me à Junta de Freguesia de Leça da Palmeira integrado num projeto liderado por Luísa Salgueiro à Câmara Municipal de Matosinhos – um projeto que defende a democracia de proximidade, participação, justiça social e desenvolvimento sustentável.

Leça da Palmeira deve ser um espaço de proximidade e cidadania ativa, onde cada pessoa tem voz, tem lugar e participa nas decisões.

Com base nesta premissa comprometemo-nos a:

  • Institucionalizar mecanismos de democracia participativa, por exemplo, através da criação dos Conselhos Estratégicos de Freguesia;
  • Reforçar a ação social, combatendo desigualdades e promovendo a dignidade de todos;
  • Impulsionar a juventude para projetos de empreendedorismo, formação, emprego, desporto e cultura;
  • Potenciar o património identitário de Leça da Palmeira, valorizando o comércio local, as tradições e as expressões culturais que nos definem;
  • Melhorar o espaço público, com uma visão ecológica, acessível e centrada nas pessoas;
  • Acompanhar a implementação do Metrobus, como eixo de mobilidade sustentável e contributo para a neutralidade carbónica até 2030 no Concelho;
  • Defender os interesses da freguesia no Master Plan da antiga refinaria da Galp, garantindo que ele traga empregos, inovação, espaços verdes e oportunidades para todos, valorizando a nossa comunidade.

Queremos uma Junta que escute, envolva e respeite. Uma Junta transparente, humana e moderna. Uma Junta que defenda Leça da Palmeira com coragem e dedicação total.

Apresento-me com profundo sentido de missão, total dedicação e com a firme convicção de que, juntos, podemos edificar uma cidade mais sustentável, inovadora, ecológica e humana.

Seguimos juntos, porque da voz de cada um, nasce a força de todos!

Contamos consigo!

Um abraço,
Plácido Santos
Candidato à Junta de Freguesia de Leça da Palmeira