Perafitenses,

Estou na causa pública por paixão, por cidadania e os nossos cidadãos merecem ter ao seu serviço todos aqueles que diariamente se entregam de corpo e alma. Desde cedo comecei a trilhar caminhos que me guiaram até aqui. A passagem por várias instituições ligadas à nossa paróquia, a várias coletividades e à autarquia foram verdadeiras escolas na minha preparação para servir a nossa comunidade em Perafita.

É a alavancagem desta nossa Vila, a terra que me viu nascer, me moldou e me transformou no homem que sou hoje, que me faz mover. Tenho sonhos, ambições e novas ideias para implementar em prol do desenvolvimento da nossa freguesia, das suas gentes, coletividades, associações, do tecido empresarial e comercial.

A desagregação das freguesias irá trazer um novo fôlego e novas ambições a Perafita. É para cumprir esse desígnio que me apresento enquanto candidato à Junta de Freguesia de Perafita, com Luísa Salgueiro à Câmara Municipal de Matosinhos nas próximas eleições autárquicas. Para isso convoquei uma equipa que comigo caminhará unida na construção da nossa Vila que se quer com vida.

Importa, nos próximos quatros anos, colocar as pessoas, a sua segurança e o seu conforto, em primeiro lugar, criando soluções onde todos possam ser representados e escutados.

Numa altura em que se decidem grandes projetos a implementar em Perafita, seja nos terrenos da antiga Petrogal, da Tertir, ou mesmo da antiga Jomar, importa resolver definitivamente os desafios de mobilidade e da segurança de todos os Perafitenses. São estes novos projetos que num futuro próximo farão crescer exponencialmente o número de habitantes em Perafita e colocarão no centro da discussão pública esses desafios associados.

Renovar e requalificar as vias rodoviárias é premente, dando desde logo prioridade às vias estruturantes da freguesia, preparando-nos para o aumento do tráfego estimado.

A construção do novo Parque da Vila, na Rua Ângelo Ferreira Pinto, é uma realidade e resulta da vitória do projeto no orçamento participativo lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos. É mais um pequeno passo rumo à qualidade de vida que queremos oferecer, no entanto para aquela área ainda temos mais projetos para apresentar.

Importa ainda continuar a reforçar o investimento na educação e no apoio às nossas coletividades desportivas e culturais. Do teatro ao folclore, do futebol ao atletismo, as coletividades fazem um trabalho de excelência, transformando-se na cola que une a nossa comunidade.

A nossa localização geográfica e a passagem de importantes vias rodoviárias pelo território acarretam constantes preocupações, mas por outro lado trazem importantes vantagens que devemos potenciar.

Continuarei a incentivar e a promover projetos ambientais, e serei como sempre implacável com qualquer tipo de desrespeito do equilíbrio da natureza. O nosso desenvolvimento, o progresso e a criação de novos projetos só pode concretizar–se de forma eficaz com o envolvimento de todos, sem deixar ninguém para trás.

Depois de voltarmos a reconquistar a nossa autonomia, retirada por uma lei “cega”, e que só serviu para interromper um ciclo de crescimento que havíamos conquistado, a Vila de Perafita tem hoje a oportunidade de regressar aos ciclos de desenvolvimento e crescimento que sempre almejamos.

A resiliência, entusiasmo, perseverança, conhecimento, transparência, experiência, o saber escutar e a intransigência na defesa de todos os meus concidadãos são preocupações que carrego diariamente.

Do mais jovem ao mais experiente espero contar com cada um de vocês na construção do nosso futuro coletivo.

Viva Perafita!

Um abraço,
Miguel Hora
Candidato à Junta de Freguesia de Perafita